segunda-feira, 17 de setembro de 2007

rochas

As rochas são agregados de um ou mais minerais diferem entre si basicamente pela composição mineralógica e pela textura. A mineralogia e a textura que caracterizam a rocha são determinadas pela sua origem geológica, ou seja, onde e como se formou.Quanto à sua origem, podemos considerar três tipos básicos de rochas:

•Rochas Magmáticas - formadas por solidificação de rochas fundidas (magma);

•Rochas sedimentares - formadas por deposição de materiais em ambientes continentais ou marinhos;

•Rochas Metamórficas - formadas pela transformação de rochas pré-existentes no estado sólido devido ao aumento da pressão e da temperatura.

As rochas representam bens minerais de grande importância para a humanidade. São utilizadas das mais diversas formas, como por exemplo, nas áreas de construção civil, rocha ornamental, brita, etc.

*Intemperismo



Intemperismo Químico – Implica em transformações químicas dos minerais que compõem a rocha. O principal agente do intemperismo químico é a água. Os feldspatos e micas são transformados em argilas, ao passo que o quartzo permanece inalterado.



Intemperismo Físico ou Mecânico – Envolve processos que conduzem à desagregação da rocha, sem que haja necessariamente uma alteração química maior dos minerais constituintes. Os principais agentes do intemperismo físico são variação de temperatura, cristalização de sais, congelamento da água, atividades de seres vivos.








o solo

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

solo

♦Origem do solo
O solo se forma como resultado da fragmentação e alteração química das rochas. Quando morrem, os restos de todos os organismos do solo vão sendo decompostos e passam a formar o húmus.
Ao longo do tempo, por ação da água que se infiltra no terreno, ocorre o transporte de muitos dos sais minerais. Pouco a pouco, começa a se formar o solo, organizado em camadas, cada uma com aspecto e composição diferentes.

♦A importância do solo:
O solo e importante pois e nele onde fica a camada viva da terra e lá onde se faz a agricultura,agropecuária .O solo é um componente fundamental do ecossistema terrestre, pois é o principal substrato utilizado pelas plantas para o seu crescimento e disseminação. O solo fornece às raízes fatores de crescimento como suporte, água, oxigênio e nutrientes.

♦Tipos de solo:

Solos arenosos
O solo arenoso tem particulas grandes o que facilita a penetração da agua e ar,sua cor e amarelada, ele nao possui organismos vivos mas possui restos de organismos.

Solos argilosos
O solo argiloso possui particulas pequenas o que dificlata a penetração da agua e de ar,sua cor e cinza,ele possui organismos vivos e restos de organismos.

Solo humífero
O solo humifero possui grandes particulas que facilita a penetração de agua e de ar,seu cor e marron,ele possui organismos organismos vivos e restos de organismos.

Solo calcário
O solo calcario possui particulas grandes o que facilita a penetraçã de agua e ar,sua cor e amarelada,ele nao possui organismos vivos nem restos de organismos.

Solo misto
O solo misto ou terra vermelha tem partículas grandes e pequenas e ele tem um pouco de cada solo por isso e chamado de solo misto.Sua cor e meio marrom, ele possui organismos vivos e restos de organismos.

♦Solo e a agricultura:
Com o crescente aumento da população mundial,tornou-se necessária a produção de alimentos em quantidade cada vez maiores.
As boas colheitas dependem da qualidade do solo, mas também de seu cuidadoso preparo e de sua preservação.Tudo o que for possível fazer para melhorar as relações planta-solo resultara em aumento da produção agrícola.Assim a aração, a irrigação, a adubação, as técnicas de plantio e de colheita são atividades importantes na boa utilização dos solos.
Para que o solo seja bom para o plantio ele deve ser profundo, úmido, rico em matéria orgânica (húmus) e pouco acido, pois uma grande taxa de substancias acidas prejudica as plantas.

♦Erosão:
A intensidade,o volume e a concentração das chuvas durante o verão acarretam um intenso processo de erosão dos solos, que se torna mais ainda quando se trata de áreas inclinada e/ou sem cobertura vegetal.
O desgaste do solo recebe o nome de erosão. A intensiva criação de gado pode produzir erosão, pois o gado, ao mesmo tempo em que se alimenta do capim, pisa sobre ele e pode diminuir a cobertura vegetal do solo. Solos com pouca ou nenhuma cobertura vegetal podem provocar erosão. Assim como o plantio feito de maneira incorreta que torna o solo empobrecido, sujeito à erosão. Para que o solo não se torne improdutivo, os agricultores utilizam a técnica "rotação de culturas" ou seja, alternar o plantio com culturas diferentes.
♦Causas da erosão:
Muitas ações devidas ao homem apressam o processo de erosão, como por exemplo:
• o desmatamento (desflorestarão) desprotege o solo da chuva.
• a construção de favelas em encostas que, além de desflorestar, provocam a erosão acelerada devido ao declive do terreno.
• as técnicas agrícolas inadequadas, quando se promovem desflorestações extensivas para dar lugar a áreas plantadas.
• a ocupação do solo, impedindo grandes áreas de terrenos de cumprirem o seu papel de absorvedor de águas e aumentando, com isso, a potencialidade do transporte de materiais, devido ao escoamento superficial.

♦Medidas de prevensão:
Para prevenir a erosão existem 3 maneiras que podem ser usadas em terrenos altos.São elas:
•Colocar caneletas para evitar o acumulo de água.
•Fazer curvas de nível que também e para evitar o acumulo de água.
•Não desmatar as arvores e a grama, pois elas servem para que a água e os ventos não batam diretamente ao solo.