quinta-feira, 31 de maio de 2007

Teia alimentar


Teia alimentar é um conjunto de cadeias alimentares ligadas, geralmente representados como um diagrama das relações entre os diversos organismos de um ecossistema. As teias alimentares, em comparação com as cadeias, apresentam situações mais perto da realidade, onde cada organismo se alimenta em vários níveis hierárquicos diferentes e produz uma complexa teia de interações alimentares. Todas as cadeias alimentares começam com um único organismo produtor, mas uma teia alimentar pode ter vários produtores. A complexidade de teias alimentares limita o número de níveis hierárquicos, assim como na cadeia. É dividido em Níveis trópicos e também Produtor e consumidores


cadeia alimentar



A cadeia alimentar é uma seqüência de transferência de energia e matéria onde cada organismo serve de alimento para o outro. Quem produz o alimento é produtor e quem consome é o consumidor.
As plantas fabricam alimentos para si e para outros seres vivos por isso eles são chamados de produtores de um ecossistema.
Os animais herbívoros que se alimentam das plantas são chamados consumidores primários.
Os animais carnívoros que se alimentam dos herbívoros, são chamados consumidores secundários. Os carnívoros que se alimentam de outros carnívoros são chamados de consumidores terciários e assim por diante.
Aqueles animais que se alimentam de plantas e animais são chamados onívoros, como o homem. Os que se nutrem de sangue são os hematófagos, de insetos são os insetívoros e de detritos de vegetais e animais são os detritívoros.
Os consumidores secundários, terciários e quaternários são chamados de predadores, animais que caçam outros animais.
Quando os seres produtores e consumidores morrem, eles são decompostos por fungos e bactérias chamados seres decompositores. O produto dessa decomposição serve para realimentar as plantas.
Essa seqüência de alimentação dos seres vivos é chamada cadeia alimentar que também podem ser marinhas, a dos oceanos e mares.As cadeias alimentares mantêm os ecossistemas em perfeito equilíbrio.

sexta-feira, 18 de maio de 2007

quinta-feira, 17 de maio de 2007

Origem da terra

A Terra foi provavelmente originada através de uma força gravitacional que condensou diversos materiais preexistentes no espaço.Eles foram constituídos de partículas como poeira cósmica e gás. Muitos elementos químicos formados entraram nesta composição, sendo que os elementos mais densos permaneceram no centro deste redemoinho gravitacional. Por outro lado, os elementos menos densos, os gases, permaneceram na superfície deste redemoinho. As temperaturas do núcleo do redemoinho permaneceram bastante elevadas e baixavam gradualmente nas regiões que se aproximavam da superfície. Ainda hoje, os resquícitos destas origens podem ser observados: o núcleo da Terra é constituído de materiais como o níquel e o ferro, em estado ígneo. Com o movimento de rotação da Terra, tais materiais estão em constante movimento, gerando um campo magnético através do fenómeno da indução magnética. A atmosfera, por sua vez, é formada em parte dos gases que permaneceram ao redor do redemoinho gravitacional que originou o planeta. Porém, na atmosfera original da Terra, havia grande quantidade de gases tóxicos, que foram substituídos gradualmente por grandes quantidade de oxigénio gerado a partir da proliferação dos primeiros seres fotos sintéticos. Na crosta terrestre houve a solidificação de minerais através do resfriamento natural das regiões afastadas do núcleo, juntamente com a permanência de materiais mais leves.

*formação da crosta terrestre:A crosta terrestre é a camada mais externa do planeta e é a parte superior da lidrosfera, com uma espessura variável de 5 a 70 km. A crosta é constituída principalmente por basalto e granito e fisicamente é menos rígida e mais fria do que o manto e o núcleo da Terra.

*formação da atmosfera terrestre:No primeiro estágio de resfriamento da superfície da Terra, originou-se uma crosta sólida cheia de rachaduras, por onde eram expelidos materiais incandescentes. A intensa atividade vulcânica resultante fez aumentar a quantidade de gases e vapor d'água nessa atmosfera recém-formada. Com o surgimento de organismos vivos e, sobretudo, com a realização da fotossíntese, houve uma transformação da atmosfera, que aos poucos foi se enriquecendo de oxigênio, até atingir o teor atual. Há alguns milhões de anos, ela entrou em equilíbrio, que se mantém, embora exista a possibilidade de ocorrerem fenômenos capazes de alterá-lo.

*formação da hidrosfera:Há diversas teorias a respeito da formação da hidrosfera na Terra. O planeta contém proporcionalmente mais água na superfície do que outros corpos existentes no sistema solar.Uma das hipóteses que tem ganhado popularidade entre cientistas é a de que a Terra esteja sujeita a um período de bombardeio de cometas e asteróides ricos em água.

imagens
crosta terrestre
hidrosfera

atmosfera terrestre