quinta-feira, 8 de novembro de 2007

♦...O Caminho da Água...♦


A água utilizada pela população é captada em rios e córregos ou em poços . Antes de chegar à casa das pessoas, ela é tratada pela SANEAGO passando por um rigoroso processo de controle de qualidade. São realizadas diversas análises físico-químicas e bacteriológicas durante todo o seu percurso. Depois do tratamento, a água vai para os reservatórios, localizados em pontos estratégicos da cidade. A distribuição é feita por adutoras e redes que levam a água potável para o consumo. A água chega nas casas através do sistema de ligação domiciliar e fica armazenada em caixas d'água, que devem ser lavadas a cada seis meses. O consumo é medido pelo hidrômetro individual.

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

água


•Estados físicos da água

A água encontra-se em diversos
estados físicos. Na atmosfera ela está em estado gasoso, proveniente da evaporação de todas as superfícies úmidas em estado líquido é a mais usual forma da água, encontrada nos grandes depósitos do planeta, nos oceanos e mares, nos rios e lagos e também no subsolo, constituindo os chamados lençóis freáticos. Para finalizar, também encontramos a água no estado sólido, nas regiões frias do planeta, os pólos e as grandes altitudes. Do estado gasoso, presente na atmosfera, a água se precipita em estado líquido, como chuva, orvalho ou nevoeiro, ou em

estado sólido, como neve ou granizo..




•o ciclo da água
A água da evaporizaçao atinge certo nível da atmosfera em que ele se condensa, formando as nuvens, quando esta nuvem se torna pesada ela precipita-se, ou seja, chove.A chuva pode seguir dois caminhos, ela pode infitrar-se e formar um aqüífero ou um lençol freático ou pode simplesmente escoar superficialmente até chegar a um rio, lago ou oceano, onde o ciclo continua.


•tratamento da água
O grau e o tipo de tratamento pode ir de uma simples
desinfecção até um tratamento mais complexo , dependendo das condições do manancial que vai ser utilizado. Esses aspectos são estudados numa especialidade da engenharia hidráulica denominada de engenharia sanitária .Entre a entrada da água bruta na Estação de Tratamento até sua saída, já potável, decorrem cerca de alguns segundos a 60 minutos, dependendo da qualidade da água bruta e do tipo de tratamento adotado.

•poluição das águas
Poluição das águas é um tipo de poluição causado pelo lançamento de esgoto residencial ou industrial não tratados em cursos de água ou ainda pelo lançamento de fertilizantes agrícolas, em quantidade alta.A poluição altera as características da água enquanto a contaminação pode afetar a saúde do consumidor da água. Assim uma água pode estar poluída sem estar contaminada

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

rochas

As rochas são agregados de um ou mais minerais diferem entre si basicamente pela composição mineralógica e pela textura. A mineralogia e a textura que caracterizam a rocha são determinadas pela sua origem geológica, ou seja, onde e como se formou.Quanto à sua origem, podemos considerar três tipos básicos de rochas:

•Rochas Magmáticas - formadas por solidificação de rochas fundidas (magma);

•Rochas sedimentares - formadas por deposição de materiais em ambientes continentais ou marinhos;

•Rochas Metamórficas - formadas pela transformação de rochas pré-existentes no estado sólido devido ao aumento da pressão e da temperatura.

As rochas representam bens minerais de grande importância para a humanidade. São utilizadas das mais diversas formas, como por exemplo, nas áreas de construção civil, rocha ornamental, brita, etc.

*Intemperismo



Intemperismo Químico – Implica em transformações químicas dos minerais que compõem a rocha. O principal agente do intemperismo químico é a água. Os feldspatos e micas são transformados em argilas, ao passo que o quartzo permanece inalterado.



Intemperismo Físico ou Mecânico – Envolve processos que conduzem à desagregação da rocha, sem que haja necessariamente uma alteração química maior dos minerais constituintes. Os principais agentes do intemperismo físico são variação de temperatura, cristalização de sais, congelamento da água, atividades de seres vivos.








o solo

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

solo

♦Origem do solo
O solo se forma como resultado da fragmentação e alteração química das rochas. Quando morrem, os restos de todos os organismos do solo vão sendo decompostos e passam a formar o húmus.
Ao longo do tempo, por ação da água que se infiltra no terreno, ocorre o transporte de muitos dos sais minerais. Pouco a pouco, começa a se formar o solo, organizado em camadas, cada uma com aspecto e composição diferentes.

♦A importância do solo:
O solo e importante pois e nele onde fica a camada viva da terra e lá onde se faz a agricultura,agropecuária .O solo é um componente fundamental do ecossistema terrestre, pois é o principal substrato utilizado pelas plantas para o seu crescimento e disseminação. O solo fornece às raízes fatores de crescimento como suporte, água, oxigênio e nutrientes.

♦Tipos de solo:

Solos arenosos
O solo arenoso tem particulas grandes o que facilita a penetração da agua e ar,sua cor e amarelada, ele nao possui organismos vivos mas possui restos de organismos.

Solos argilosos
O solo argiloso possui particulas pequenas o que dificlata a penetração da agua e de ar,sua cor e cinza,ele possui organismos vivos e restos de organismos.

Solo humífero
O solo humifero possui grandes particulas que facilita a penetração de agua e de ar,seu cor e marron,ele possui organismos organismos vivos e restos de organismos.

Solo calcário
O solo calcario possui particulas grandes o que facilita a penetraçã de agua e ar,sua cor e amarelada,ele nao possui organismos vivos nem restos de organismos.

Solo misto
O solo misto ou terra vermelha tem partículas grandes e pequenas e ele tem um pouco de cada solo por isso e chamado de solo misto.Sua cor e meio marrom, ele possui organismos vivos e restos de organismos.

♦Solo e a agricultura:
Com o crescente aumento da população mundial,tornou-se necessária a produção de alimentos em quantidade cada vez maiores.
As boas colheitas dependem da qualidade do solo, mas também de seu cuidadoso preparo e de sua preservação.Tudo o que for possível fazer para melhorar as relações planta-solo resultara em aumento da produção agrícola.Assim a aração, a irrigação, a adubação, as técnicas de plantio e de colheita são atividades importantes na boa utilização dos solos.
Para que o solo seja bom para o plantio ele deve ser profundo, úmido, rico em matéria orgânica (húmus) e pouco acido, pois uma grande taxa de substancias acidas prejudica as plantas.

♦Erosão:
A intensidade,o volume e a concentração das chuvas durante o verão acarretam um intenso processo de erosão dos solos, que se torna mais ainda quando se trata de áreas inclinada e/ou sem cobertura vegetal.
O desgaste do solo recebe o nome de erosão. A intensiva criação de gado pode produzir erosão, pois o gado, ao mesmo tempo em que se alimenta do capim, pisa sobre ele e pode diminuir a cobertura vegetal do solo. Solos com pouca ou nenhuma cobertura vegetal podem provocar erosão. Assim como o plantio feito de maneira incorreta que torna o solo empobrecido, sujeito à erosão. Para que o solo não se torne improdutivo, os agricultores utilizam a técnica "rotação de culturas" ou seja, alternar o plantio com culturas diferentes.
♦Causas da erosão:
Muitas ações devidas ao homem apressam o processo de erosão, como por exemplo:
• o desmatamento (desflorestarão) desprotege o solo da chuva.
• a construção de favelas em encostas que, além de desflorestar, provocam a erosão acelerada devido ao declive do terreno.
• as técnicas agrícolas inadequadas, quando se promovem desflorestações extensivas para dar lugar a áreas plantadas.
• a ocupação do solo, impedindo grandes áreas de terrenos de cumprirem o seu papel de absorvedor de águas e aumentando, com isso, a potencialidade do transporte de materiais, devido ao escoamento superficial.

♦Medidas de prevensão:
Para prevenir a erosão existem 3 maneiras que podem ser usadas em terrenos altos.São elas:
•Colocar caneletas para evitar o acumulo de água.
•Fazer curvas de nível que também e para evitar o acumulo de água.
•Não desmatar as arvores e a grama, pois elas servem para que a água e os ventos não batam diretamente ao solo.

quinta-feira, 31 de maio de 2007

Teia alimentar


Teia alimentar é um conjunto de cadeias alimentares ligadas, geralmente representados como um diagrama das relações entre os diversos organismos de um ecossistema. As teias alimentares, em comparação com as cadeias, apresentam situações mais perto da realidade, onde cada organismo se alimenta em vários níveis hierárquicos diferentes e produz uma complexa teia de interações alimentares. Todas as cadeias alimentares começam com um único organismo produtor, mas uma teia alimentar pode ter vários produtores. A complexidade de teias alimentares limita o número de níveis hierárquicos, assim como na cadeia. É dividido em Níveis trópicos e também Produtor e consumidores


cadeia alimentar



A cadeia alimentar é uma seqüência de transferência de energia e matéria onde cada organismo serve de alimento para o outro. Quem produz o alimento é produtor e quem consome é o consumidor.
As plantas fabricam alimentos para si e para outros seres vivos por isso eles são chamados de produtores de um ecossistema.
Os animais herbívoros que se alimentam das plantas são chamados consumidores primários.
Os animais carnívoros que se alimentam dos herbívoros, são chamados consumidores secundários. Os carnívoros que se alimentam de outros carnívoros são chamados de consumidores terciários e assim por diante.
Aqueles animais que se alimentam de plantas e animais são chamados onívoros, como o homem. Os que se nutrem de sangue são os hematófagos, de insetos são os insetívoros e de detritos de vegetais e animais são os detritívoros.
Os consumidores secundários, terciários e quaternários são chamados de predadores, animais que caçam outros animais.
Quando os seres produtores e consumidores morrem, eles são decompostos por fungos e bactérias chamados seres decompositores. O produto dessa decomposição serve para realimentar as plantas.
Essa seqüência de alimentação dos seres vivos é chamada cadeia alimentar que também podem ser marinhas, a dos oceanos e mares.As cadeias alimentares mantêm os ecossistemas em perfeito equilíbrio.

sexta-feira, 18 de maio de 2007

quinta-feira, 17 de maio de 2007

Origem da terra

A Terra foi provavelmente originada através de uma força gravitacional que condensou diversos materiais preexistentes no espaço.Eles foram constituídos de partículas como poeira cósmica e gás. Muitos elementos químicos formados entraram nesta composição, sendo que os elementos mais densos permaneceram no centro deste redemoinho gravitacional. Por outro lado, os elementos menos densos, os gases, permaneceram na superfície deste redemoinho. As temperaturas do núcleo do redemoinho permaneceram bastante elevadas e baixavam gradualmente nas regiões que se aproximavam da superfície. Ainda hoje, os resquícitos destas origens podem ser observados: o núcleo da Terra é constituído de materiais como o níquel e o ferro, em estado ígneo. Com o movimento de rotação da Terra, tais materiais estão em constante movimento, gerando um campo magnético através do fenómeno da indução magnética. A atmosfera, por sua vez, é formada em parte dos gases que permaneceram ao redor do redemoinho gravitacional que originou o planeta. Porém, na atmosfera original da Terra, havia grande quantidade de gases tóxicos, que foram substituídos gradualmente por grandes quantidade de oxigénio gerado a partir da proliferação dos primeiros seres fotos sintéticos. Na crosta terrestre houve a solidificação de minerais através do resfriamento natural das regiões afastadas do núcleo, juntamente com a permanência de materiais mais leves.

*formação da crosta terrestre:A crosta terrestre é a camada mais externa do planeta e é a parte superior da lidrosfera, com uma espessura variável de 5 a 70 km. A crosta é constituída principalmente por basalto e granito e fisicamente é menos rígida e mais fria do que o manto e o núcleo da Terra.

*formação da atmosfera terrestre:No primeiro estágio de resfriamento da superfície da Terra, originou-se uma crosta sólida cheia de rachaduras, por onde eram expelidos materiais incandescentes. A intensa atividade vulcânica resultante fez aumentar a quantidade de gases e vapor d'água nessa atmosfera recém-formada. Com o surgimento de organismos vivos e, sobretudo, com a realização da fotossíntese, houve uma transformação da atmosfera, que aos poucos foi se enriquecendo de oxigênio, até atingir o teor atual. Há alguns milhões de anos, ela entrou em equilíbrio, que se mantém, embora exista a possibilidade de ocorrerem fenômenos capazes de alterá-lo.

*formação da hidrosfera:Há diversas teorias a respeito da formação da hidrosfera na Terra. O planeta contém proporcionalmente mais água na superfície do que outros corpos existentes no sistema solar.Uma das hipóteses que tem ganhado popularidade entre cientistas é a de que a Terra esteja sujeita a um período de bombardeio de cometas e asteróides ricos em água.

imagens
crosta terrestre
hidrosfera

atmosfera terrestre